sexta-feira, 20 de março de 2009

Carga policial deixa 57 feridos em Barcelona

Quatro meses depois, a ocupação da Universidade de Barcelona chegou ao fim com a entrada da polícia para desalojar os estudantes em protesto contra o Plano de Bolonha. Seguiram-se violentas cargas policiais no centro da cidade contra as manifestações de solidariedade. Veja aqui alguns vídeos das cargas policiais.

O dia de quarta-feira ficou marcado pela violência policial em Barcelona. A retirada à força, a pedido do reitor, de cinquenta estudantes que ocupavam a reitoria da Universidade desde Novembro, deu origem a enfrentamentos no centro da cidade.Após terem carregado sobre os estudantes na reitoria na madrugada de quarta-feira, a reacção estudantil regressou à porta da universidade, onde a polícia voltou a carregar e a cortar os acessos ao local. O protesto seguiu pelas ruas de Barcelona, com nova carga policial em frente ao Departamento das Universidades, cujo responsável apoiou a decisão do reitor. À hora de almoço já havia vários feridos, mas todos estavam longe de prever o descontrolo a que se assistiria mais tarde.A manifestação de solidariedade marcada para a tarde juntou 5000 estudantes na Praça da Universidade, que desfilaram pelas Ramblas. Ao dirigirem-se à praça onde se situam as sedes do governo e da autarquia, os manifestantes eram esperados pela polícia de choque. Um encontro que se repetiria várias vezes no centro de Barcelona, com os "Mossos d'Esquadra" a perseguirem os estudantes pelas ruelas do centro da cidade ao cair da noite.A violência indiscriminada usada pela polícia foi classificada na imprensa espanhola como "nervosismo" e "descontrolo", provocados pela tensão que desde manhã afectou os agentes. As bastonadas não atingiram apenas os estudantes, mas também alguns transeuntes que pediam à polícia. Ao todo, 57 pessoas ficaram feridas, incluindo estudantes, jornalistas e polícias.
Esta quinta-feira, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa do Colégio de Advogados de Barcelona e a Federação de Associações de Moradores de Barcelona denunciaram publicamente a "violência extrema, própria de outras épocas e intolerável num sistema democrático".
Na semana passada, dezenas de milhares de estudantes saíram às ruas de várias cidades espanholas em protesto contra a directiva de Bolonha, que pretende uniformizar o ensino superior em toda a Europa. O movimento ganhou força desde Novembro, com ocupações de faculdades e manifestações a marcarem a oposição estudantil a uma política que reduzirá o financiamento público das universidades e inevitavelmente estrangulará os cursos considerados "não-rentáveis", nomeadamente na área das Letras e Ciências Humanas.
in esquerda.net

Sem comentários:

Enviar um comentário